Receita para emagrecer
Alimentações para emagrecimento
Na publicação de hoje vamos abordar um tema muito comum que é a famosa dúvida "Quais alimentos eu posso consumir que me ajudam a emagrecer?"
A resposta é simples, não existem alimentos x ou y que irá te fazer emagrecer. Eu adoraria falar o contrário, dizer que o segredo do emagrecimento está naquele chá milagroso ou receita infalível, mas não é verdade. Não é assim que você vai perder peso com saúde.
Ando muito assustado com as histórias que me contam de amigos que testaram algo que deu certo, ou alguém que vendeu uma cápsula milagrosa, mesmo que de ingredientes naturais, mas que não deu nada certo e quase levou aquela pessoa à morte. Por favor, tenham cuidado com essas receitas mirabolantes para emagrecer. O que vou falar agora não é segredo para ninguém e sem ansiedade de conquistar logo a meta, pode te levar a fazer loucuras.
Corpo e saúde mental
Pense em você primeiro, pois o seu corpo e sua saúde merecem passar por esse processo. Se não puder investir em um nutricionista agora para buscar estratégias mais personalizadas para o seu caso, pense na regra simples de consumir mais alimentos verdadeiros e menos processados e industrializados. Se não puder investir em uma academia ou em algum esporte, comece com o básico: coloque um tênis e vá caminhar no parque. Tenha certeza de que lá encontrará grupos gratuitos de atividade física ao ar livre. Outras mudanças de hábitos alimentares podem fazer uma grande diferença, como, por exemplo, evitar bebidas açucaradas como sucos artificiais e refrigerantes, evitar doces, chocolates e frituras com excesso de óleo ou gordura no cozimento, e diminuir o consumo de carne vermelha, bem como preparações como à parmigiana, milanesa, empanados, etc.
Álcool e como isso te atrapalha
O excesso de álcool e carboidratos refinados, como pão, farinha e macarrão não integrais, também devem ser controlados. Prefira alimentos ricos em fibras, e o segredo de uma boa alimentação é o equilíbrio. Consuma de três a cinco porções de frutas por dia, de preferência diferente, e inclua saladas cruas e legumes cozidos no vapor no almoço e no jantar. Prefira comida de verdade, como arroz e feijão, no lugar de lasanha pronta ou fast food. Não pule nenhuma refeição e, principalmente, cuide da quantidade que coloca no prato. Não é necessário excluir nenhum grupo alimentar; você pode diminuir um pouco a quantidade, procurar comer somente comida de verdade e aumentar o gasto calórico ao introduzir uma atividade física, o que certamente irá acelerar o seu processo de emagrecimento. Lembre-se: paciência é fundamental, pois você não conquistou esse peso de uma hora para outra, e também não o perderá de uma hora para outra. Muitas vezes, o emagrecimento rápido não significa emagrecimento saudável, pois você pode estar perdendo massa muscular em vez de gordura corporal. Perder massa muscular não é saudável e pode deixá-lo mais suscetível a lesões, flacidez, diminuição do metabolismo basal, aumento do cansaço e da fadiga, prejudicando o sono e muitos outros aspectos.
Mas não significa que você terá que se privar do que mais gosta para o resto da vida, como hambúrguer, pizza ou cerveja. Toda estratégia nutricional para perda de peso precisa de uma fase com controle alimentar mais rigoroso, mas isso não significa que você nunca mais poderá sentir prazer em comer algo que te agrada. Assim que você conquistar uma baixa quantidade de gordura e alta quantidade de músculo, aquele alimento que antes era exceção será rapidamente metabolizado sem causar muito efeito negativo em seu corpo. O que você precisa é manter-se no peso ideal para criar essa memória celular e, desta forma, mudar definitivamente seus hábitos de vida.
Conclusão: as regras alimentares de uma vida saudável devem ser cumpridas na maior parte do tempo, e as exceções, bem-vindas para satisfazer a vida social e a saúde mental, devem ser bem marcadas e definidas. Mais uma vez, o segredo é o equilíbrio.
Comentários
Postar um comentário