como controlar a compulsão alimentar

Como controlar a compulsão

Você já ouviu falar em compulsão alimentar? Hoje o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica. Ele é caracterizado por episódios recorrentes de compulsão alimentar. Existem duas características que marcam esse transtorno:



1-Quantidade muito grande de alimentos ingeridos em um espaço de tempo limitado;

2-Quantidade acima do normal que as pessoas normalmente não consumiriam e a perda de controle em relação a essa compulsão.

Então, eu quero parar, eu sei que não posso comer, eu sei que está demais, mas eu não consigo, porque tenho pensamentos recorrentes obsessivos que me fazem comer cada vez mais. Quem tem compulsão alimentar normalmente também apresenta esses cinco fatores:


1-Comer rápido demais;

2-Comer mesmo já estando cheio;

3-Continuar comendo mesmo após estar saciado;

4-Comer escondido por vergonha;

5-Comer até se sentir mal e desconfortável;

6-Sentir vergonha de si por causa desse comportamento.

Então, eu como, mas fico me sentindo culpado, fico com medo porque não consegui parar. Pessoas que sofrem com Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica têm esses comportamentos compulsivos de ingestão excessiva de alimentos, mas elas não têm comportamentos de compensação. O que é isso? Eu como muito, mas eu não faço nada depois para compensar essa ingestão de calorias, não tomo laxante, não passo muito tempo em jejum, não provoco vômito.

Isso é comum?

É comum? Sim, é comum vermos bastante no consultório, mas as pessoas ainda falam pouco sobre ele. Existe uma estimativa de que de dois a três por cento da população sofra com Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica, sendo predominantemente mulheres, porém os homens estão entrando cada vez mais nesses índices também.


E qual a causa? Não é possível encontrar uma única causa do Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica, é um conjunto de fatores psicológicos, biológicos, hereditários, familiares e culturais.



Mas será que toda pessoa obesa tem Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica? Não necessariamente. As pessoas obesas que não têm a compulsão alimentar podem ingerir uma grande quantidade de calorias, mas ao longo do tempo, não num espaço de tempo limitado, como ocorre no transtorno de compulsão alimentar periódica. Sabe aquelas pessoas que ficam beliscando o tempo todo? São essas pessoas que se enquadram nessa situação. Elas ingerem muita quantidade de calorias ao longo do dia.

Transtorno e compulsão

E qual é a diferença entre Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica e bulimia? Nos dois transtornos, há ingestão muito grande de alimentos em um determinado espaço de tempo, porém na bulimia as pessoas têm comportamentos compensatórios. O que é isso? Elas passam muito tempo em jejum, tomam laxantes, remédios para emagrecer, fazem muita atividade física ou provocam o vômito para tentar compensar essa ingestão grande de calorias que ingeriram.


E como é a forma de tratamento? A melhor forma de tratamento é a combinação entre a terapia cognitiva-comportamental e possivelmente um medicamento. É muito importante durante a terapia que o psicólogo consiga identificar junto com o paciente o que está mantendo e como surgiu esse transtorno e o que está mantendo esse comportamento disfuncional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

fazer exercicios rapido ou devagar?

a falta de sono pode matar

beneficios da natação