exerese de lesões
Prenveção de lesões e dicas para evitar
Hoje vamos falar da influência da alimentação na prevenção de lesões e gostaria de algumas dicas. Então fique ligado para cada esporte temos particularidades e estratégias alimentares diferentes, mas sabemos que de modo geral não só para quem pratica esporte, mas para quem deseja levar uma vida mais saudável.
Então evite refrigerantes, temperos e molhos prontos, frituras, açúcares, álcool e alimentos industrializados em excesso. Mas o que isso tem a ver com lesão? Uma boa alimentação e bons hábitos podem ser fundamentais na prevenção de lesão e também potencializar a recuperação e melhorar da dor. Preste atenção em algumas dicas muito importante para deixar o corpo sempre forte e preparado para o esporte.
Evite fazer tudo sozinho(a)
Primeiro dica: Não faça dieta restritiva sem acompanhamento de um profissional especialista no assunto, dietas da moda ou exclusão de algum nutriente como, por exemplo, os carboidratos para quem pratica esporte pode levar a uma diminuição de massa magra ou deixar sua musculatura mais suscetível a lesão ou cãibras, ou até mesmo diminuir seu rendimento. Cuidado com aquela história de meu amigo faz quem eu sigo usa essa estratégia, pois às vezes pode não ser a melhor estratégia para você, não se esqueça que somos individuais, por isso o nome indivíduos cada um tem um metabolismo totalmente diferente do outro, na dúvida procure ajuda especializada para te orientar da melhor forma.
A segunda dica: Excesso de treino sem descanso pode ser um ponto importante é se avaliar, tenha equilíbrio entre treino e descanso, ouça seu corpo e saiba parar para recuperar quando ele pedir, pois você é o seu melhor termômetro, eu sei que muitas vezes é difícil parar e se observar no calor da emoção de um treino prática esportiva, mas esse autoconhecimento deve fazer parte do processo todo e o respeito pelo seu corpo pode te livrar de bons momentos na fisioterapia.
Descanso é seu maior aliado
A terceira dica: Durma bem, o sono é fundamental para recuperação muscular e hormonal para o dia seguinte, digo sempre para os meus pacientes que o sono é um dos pilares do rendimento esportivo.
Quarta dica: Beba água, a hidratação importantíssima na prevenção e recuperação de lesão. Ela atua fortemente na manutenção do corpo e melhora do rendimento.
Quinta dica: Não fique mais de três a quatro horas de jejum, se estiver treinando com frequência já está mais que comprovado que para ganho de performance, massa muscular essa não é a melhor estratégia e se não se atentar a isso você ainda pode aumentar a chance de lesão.
Comentários
Postar um comentário